Guia de uso de Enhancers

Estude sobre as complexidades do DNA Pokémon: entenda o q são IVs, Efforts, Pokémon shinies, cálculos de dano e como fazer o treinamento perfeito.

Guia de uso de Enhancers

Mensagempor C@beça » 17 Outubro, 2004 18:23

Se quiserem copiar alguma coisa desse manual para outro lugar, por favor, não esqueça de deixar claro que eu, Pedro Araújo, fui quem fiz ele.
Ele é útil para qualquer trabalho de enhancer em qualquer Game Boy Advance® e Game Boy Advance SP®.

Obrigado.

Em primeiro lugar, se você tem algo contra os Enhancers e sua atuação, POR FAVOR não continue a ler isso e não responda esse tópico. As respostas e seus argumentos devem servir apenas para completar o que estiver nesse guia.

Quaisquer problemas mais graves, peço que tranquem esse tópico, deixando-o livre apenas para leitura.

O QUE É UM ENHANCER?

Enhancers são aparelhos fabricados para gerar códigos "extras" dentro da programação do jogo (código-fonte). Geralmente possuem marca. As principais marcas são Game Shark®, Action Replay®, Game Genie® e Code Breaker®.
Seus códigos podem ser usados como trapaças(cheats) simples ou avançadas. Mas a sua maior utilidade está em destravar várias informações travadas em jogos (pokémons raros como Deoxys em Pokémon FireRed ou LeafGreen).

Eles prejudicam os jogos?

Não, mas podem prejudicar um save que esteja em seu jogo. Também há casos, principalmente quando você usa aparelhos falsos (memory card, a fita/CD ou mesmo o próprio enhancer) em que os códigos conflitam com o save e isso resulta num travamento de jogo. Se o seu equipamento for todo original, você não terá problemas.

Como eu posso adquirir um?

Infelizmente, devido à pouca procura que há deles, é um pouco dificil de se achar. Em grandes capitais, como São Paulo ou o Rio de Janeiro, até existem lojas que compram esse tipo de equipamento. Para os demais estados, recomendo comprar via internet, mas sem nenhuma preferencia entre os sites de compra.

Comprei um Game Shark® para Game Boy Advance®, e agora?

Vamos fazer, através dessa pergunta, um tutorial completo para o uso de um enhancer.

(OBS: Devido a falta de informações, NÃO explicaremos o funcionamento do Game Genie e do Code Breaker).

Se o seu equipamento for original, o Game Shark® vira com um cabo USB, o enhancer com entradas para o cartucho e o GBA e o CD com um programa de instalação, com explicações sobre seu uso e algumas funções para acelerar seu uso.

Em primeiro lugar, se você quiser aprender a colocar senhas, coloque o enhancer em seu GBA e a fita no local adequado. Ligue. Se ele disser que o enhancer está desligado, mova a alavanca no topo do enhancer para o lado direito.

Aparecerão quatro opções -> Start Game, Select Game, Options, Management.

Start Game serve para iniciar o jogo, seja com ou sem os códigos ativados. Select serve para selecionar as senhas salvas na memória para executá-las em determinado jogo, Options é util para mudar borda texto e outras coisas.

Management é a opção onde colocamos códigos e grupos de jogos. É a opção onde podemos apagar senhas e inserir senhas.

Em primeiro lugar, saiba disso - as revistas especializadas em Games deixaram de públicar as senhas para os enhancers. Portanto, cace-as na internet, em suas calculadoras, principalmente.

Em segundo lugar, as senhas não funcionam sem que haja um "Master Code".

O que é um "Master Code"?

Master Codes são códigos que "ligam" o jogo com o Game Shark. Sem eles, não há ativação dos cheats.

Você pode achar alguns desses masters codes neste site ---> www.gamefaqs.com

Ativei meu Master Code. O que faço agora?

Vá atrás de outros códigos que forneçam algum cheat para você.

Caso você jogue pokémon Ruby e Sapphire, o GameFaqs pode te ajudar, mas existe outro site melhor, AQUI .
Neste site há uma calculadora que processa códigos, com opção para conversão desses códigos para o programa que veio no Game Shark®. Então ai encontramos outra função dos enhancers...

Baixe os códigos do computador para o Enhancer, sem precisar digitar

Para baixar os códigos do computador para os enhancers, você deve ter instalado o programa que veio junto do Game Shark®.

(OBS: Essa parte das dicas serve para o Action Replay®, pois seu programa possui mesma base para transferencia.)

Depois de instalado o programa, em primeiro lugar, conecte o enhancer com o computador através do cabo USB. Ele deve estar desligado, ainda (mas você pode fazer isso com ele ligado, mas ele irá travar e você terá que reiniciá-lo). SOMENTE depois que o seu computador reconhecer o Enhancer, você pode começar a tranferir.

Ligue o programa. Coloque em Update para atualizar as senhas salvas em seu programa. Se ele pegar senhas novas para os jogos de Game Boy, passe-as para o Enhancer.

Para isso, clique em Export. Mas, antes, selecione os jogos/senhas que pretende passar.

Tome cuidado, durante a transferencia, para que o cabo USB não solte. Se acontecer o contrário, haverá problemas sérios em seu Enhancer, podendo inclusive INUTILIZÁ-LO pra sempre.

O programa instalado no computador também funciona como Game Shark normal. Você pode inserir códigos nele, mas apenas LINHA-POR-LINHA.

Caso não queira colocar o código linha-por-linha, leia o que estiver a seguir.

CodeSave, um recurso para transferência rápida

As calculadoras de processamento de código para enhancers, como ESTA AQUI , possuem um recurso chamado "CodeSave".

O que seria isso?

É uma conversão dos códigos processados na internet para serem colocados DIRETO no programa do enhancer, sem que você tenha que colocar os códigos um-a-um.

Quando for transferir um CodeSave, só não salve em cima do CodeSave "Geral" do programa. Salvo em separado, tente abrí-lo em separado e transfira seus códigos a vontade, sem ter o trabalho de digitar no enhancer ou escrever os códigos linha por linha.

Esse é o fim da primeira parte do guia. Depois pretendo postar alguns screenshots pra facilitar o trabalho do pessoal.

Obrigado.
Editado pela última vez por C@beça em 17 Outubro, 2004 18:44, em um total de 1 vez.
C@beça
Classic Rock? Sure

Mensagempor fat_boo » 17 Outubro, 2004 19:24

o guia esta otimo
pra quem acabou de comprar o shark
seria muito util tambem o guia completo sobre a save do jogo, nao o code sav e sim o jogo salva a baterry do jogo
como articulas com o emualdor, como converter o sav do gba pra rodalo no emualdor e vice versa, etc
e depois a parte de shark pra poke,
como sharkear sem causar problemas ao sav, codigos naor ecomendados, como sharkear dentro dos parametros possiveis do jogo digo assim
o q você nao deve fazer com o shark como stats impossiveis,
digo ensinar a sharkear para q o poke se passe por um poke normal como qualquer um
ensinar sobre ids, e detalhers importantes na hroa de sharkear
sobre a calculadora eu posso fazer o faq
o q eu nao souber eu pergunto pra você
preciso tirar uams duvidas quanto ao id e aqueles samples nao sei o q q tem na calculadora o resto eu sei
quem sabe criando os faqs o jojo nota a improtancia do forum pra shark e ja tenhamos coisas pra estruturar o novo forum
fat_boo
::Bloqueado::

Mensagempor Mr. Nice Guy » 17 Outubro, 2004 21:15

Enviada por fat_boo

[B]o guia esta otimo
pra quem acabou de comprar o shark
seria muito util tambem o guia completo sobre a save do jogo, nao o code sav e sim o jogo salva a baterry do jogo
como articulas com o emualdor, como converter o sav do gba pra rodalo no emualdor e vice versa, etc
e depois a parte de shark pra poke,
como sharkear sem causar problemas ao sav, codigos naor ecomendados, como sharkear dentro dos parametros possiveis do jogo digo assim
o q você nao deve fazer com o shark como stats impossiveis,
digo ensinar a sharkear para q o poke se passe por um poke normal como qualquer um
ensinar sobre ids, e detalhers importantes na hroa de sharkear
sobre a calculadora eu posso fazer o faq
o q eu nao souber eu pergunto pra você
preciso tirar uams duvidas quanto ao id e aqueles samples nao sei o q q tem na calculadora o resto eu sei
quem sabe criando os faqs o jojo nota a improtancia do forum pra shark e ja tenhamos coisas pra estruturar o novo forum

Se tu for fazer o faq do pokemon maker, eu te agradeceria de joelhos, pq nunca ví uma interface tão confusa como akela. Nem o Help ajudou muito. Agora um faq da calculadora do xyzman eu não acho necessário, pq ele tem um manual em txt e pdf. Mas ai é você quem sabe.
Mr. Nice Guy
<font color="purple"><u><b>Meu prêmio do quiz</b><

Localização: Far Away Island (Ilha do Governador, Rio de Janeiro (RJ))

Mensagempor fat_boo » 17 Outubro, 2004 23:55

me adiciona no msn q posso ajudar por enquanto
depois eu vou fazer o faq
tenho maior praser de ajudar sharkers
alexandre.aneas@uol.com.br
fat_boo

Mensagempor Bruno.151 » 19 Outubro, 2004 23:22

Eles prejudicam os jogos?

Não, mas podem prejudicar um save que esteja em seu jogo. Também há casos, principalmente quando você usa aparelhos falsos (memory card, a fita/CD ou mesmo o próprio enhancer) em que os códigos conflitam com o save e isso resulta num travamento de jogo. Se o seu equipamento for todo original, você não terá problemas.

Quando eu tava pra comprar o shark, fiquei meio confuso quanto ao assunto. Perguntei a muitas pessoas se zoava a fita ou algo do tipo. Uns respondiam que sim, outros que não. Aí eu comprei sem medo de ser feliz XD. Usei ele BASTANTE, tipo pra fazer uns Rare, uns Itens que eu `não consegui normalmente, etc. Até então eu não sabia o que era Calculadora de shark, até paguei alguns miquinhos por isso. Houve um tempo que eu fiquei com muita raiva do shark, realmente ele danificou meu save, eu não podia pegar mais que quatro itens na bolsa, fiquei maluco pensando que tinha zoado minha fita, mas quando começava jogo novo, o Bug sumia. Shark fdp, zoou meu save!!! Aí eu usei a calc do Xyzman, fiz umas gambiarra lá e arrumei o problema. Agora de uns tempos pra cá, vem acontecendo algumas coisas estranhas, principalmente quando eu vou mexer na box. Um dia aquela mãozinha ficou laranja, outro dia apareceu uns nogocinho estranho na tela. Aí eu e meus colega fica zoando que é de tanto sharkear, eu queria saber se tem alguma coisa a ver com meu querido enhancer, se'é ele ou não que tá fazendo essas coisas todas acontecerem.
OBS.: Minha fita é original e acredito que o shark tmb, pois veio com cd, cabo e manual.

Mais uma coisa: Alguém poderia explicar aqui nesse tópico mesmo com se usa a maldita Pokémon maker?
Editado pela última vez por Bruno.151 em 19 Outubro, 2004 23:25, em um total de 1 vez.
AWAAAAAAAAAAAAAYYYYYYYYYYYYY!!!!!
Bruno.151
Rock na veia

Mensagempor Andr0ide » 20 Outubro, 2004 15:25

Qual a versão mais recente da calculadora do Xyzman?
Tem alguma pra FR/LG?
Imagem

Rocking oldschool

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Lojinha do Andr0ide
Andr0ide
Dragon Master André

Mensagempor fat_boo » 21 Outubro, 2004 05:47

sobre o sav danificar, depende muito do codigo
existe mt codigo mal feito, ou pra versoes diferentes ou quando você nao coloca o master code ou dma dissembler, ele vai danificar sim
muitas veses aconteceu comigo de eu criar um item e ficar tudo cheio de item ????? x999
você tem q sharkea direito, e se você fise algo errado nao slava, so salva quando tem certesa
e aconselho jogar sharkeando no emulador, se tive algum erro no sav você faz backup pela atalho de salva no emualsdor, ai quando tive tudo perfeito sem nenhum dano você manda a sav pro gba usando o shark, e no emulaodr eh melhor q eh so copiar e colar os codigos
e nao usa a calculadora do xyzman pois a ultima dele era pra fr/lg japones, ele parece q sumiu, usa a pokemon maker q ta sempre sendo atualizada e eh online, so q nela você nao tem como criar items nem pokeblocks e tal, ai você olha nos faq de codigos da game faqs
eu faço isso
aumaticamente ja respondi o andr0ide, nao existe calculadora do xyzman pra fr/lg americana e emerald em diante so pokemon maker
fat_boo

Mensagempor Edu Kenshin » 23 Outubro, 2004 15:57

Comprei um shark recentemente, mas ele não funciona. Será é porque meu gba é sp? Eu ligo e ele para na telinha escrito GAME BOY, como se eu tivesse ligado sem cartucho.
Imagem
Edu Kenshin
Envy~

Mensagempor Bruno.151 » 23 Outubro, 2004 22:46

Comprei um shark recentemente, mas ele não funciona. Será é porque meu gba é sp? Eu ligo e ele para na telinha escrito GAME BOY, como se eu tivesse ligado sem cartucho.

Meu colega tb comprou um shark pra usar no gbasp e acontecia a mesma coisa. Pra funcionar ele coloca um papel no espaço que fica entre o gba e a fita. Por incrível que pareça isso funciona. Flw, Zero!!!
AWAAAAAAAAAAAAAYYYYYYYYYYYYY!!!!!
Bruno.151
Rock na veia

Mensagempor Thiago A. » 24 Outubro, 2004 13:30

Tipow... é uma pergunta meio n00b mas... q número eu tenho q por na calc no espaço de happy pra ter o return mais forte possível?? E pro frustration??? É q qd eu faço eu coloco um número bem absurdo, tipo 999, mas qd eu uso o return sai fraquinho... acho q é overpower, ou alguma coisa assim... Alguém ajuda aí??
Falows
Imagem
Thiago A.
Gengar trainer

...

Mensagempor BrunoPGG » 24 Outubro, 2004 16:55

bom, eu tbm fazia isso na minha crystal falsa hehe!
tente colocar 255 no happiness, e veja o q acontece"
Quem tem olho na terra de cego é rei e quem dá o olho cego é gay!

Logo da TBP! Se cadastre!

Imagem
http://www.tbpokemon.v10.com.br
BrunoPGG
Dark Raikou vai!!=P

Mensagempor C@beça » 29 Outubro, 2004 09:55

Certo, uma dúvida de cada vez...

Se tu for fazer o faq do pokemon maker, eu te agradeceria de joelhos, pq nunca ví uma interface tão confusa como akela. Nem o Help ajudou muito. Agora um faq da calculadora do xyzman eu não acho necessário, pq ele tem um manual em txt e pdf. Mas ai é você quem sabe.

Irei fazer, só que estou em época de ultimos exames na escola. Preciso passar de ano, né? XD

Qual a versão mais recente da calculadora do Xyzman?
Tem alguma pra FR/LG?

A calculadora do xyzman saiu da rede. Acredite, eu revirei toda a GameFaqs, o Google e outros sites de busca, mas não achei e o Meziat também não ._.

Ela parou na versão Ruby/Sapphire. Vou ver se pego ela com o Thunder e disponibilizo um link para dowload aqui.

Se você seguir o guia que eu postei, vai saber que o shark NÃO funciona sem um cartucho conectado na outra entrada.

Tipow... é uma pergunta meio n00b mas... q número eu tenho q por na calc no espaço de happy pra ter o return mais forte possível?? E pro frustration??? É q qd eu faço eu coloco um número bem absurdo, tipo 999, mas qd eu uso o return sai fraquinho... acho q é overpower, ou alguma coisa assim... Alguém ajuda aí??
Falows

Coloque 102 ou 100 e ele irá funcionar com a força máxima permitida no jogo. Mais que isso, a força fica equivalente a 0 ._.v

255 talvez funcione, mas confio mais no 102,100 =O

Me dêem mais alguns dias e eu completo o Guia =]
C@beça
Classic Rock? Sure

Mensagempor Edu Kenshin » 29 Outubro, 2004 19:20

Enviada por C@beça

[B]Certo, uma dúvida de cada vez...

Se você seguir o guia que eu postei, vai saber que o shark NÃO funciona sem um cartucho conectado na outra entrada.

Erm... é claro q eu liguei um cartucho na outra entrada. Já resolvi, é um problema de contato, é só inclinar o cartucho um pouco q pega. Mas valeu anyways.
Imagem
Edu Kenshin
Envy~

...

Mensagempor leotronico » 3 Novembro, 2004 08:39

Enviada por C@beça

[B]Certo, uma dúvida de cada vez...

Irei fazer, só que estou em época de ultimos exames na escola. Preciso passar de ano, né? XD

Coloque 102 ou 100 e ele irá funcionar com a força máxima permitida no jogo. Mais que isso, a força fica equivalente a 0 ._.v

255 talvez funcione, mas confio mais no 102,100 =O

Me dêem mais alguns dias e eu completo o Guia =]

Demorou já esse faq para a calculadora XD

E 255 De felicidade = Max power, assim como Max status para contest.
I'll be back.
leotronico
Chuunin

Mensagempor C@beça » 6 Novembro, 2004 09:29

Para pegar a antiga calculadora do xyzman, com funcionamento melhor que o Pokémon Maker, clique AQUI

Depois eu posto sobre o funcionamento da Pokémon Maker, aguardem.
C@beça
Classic Rock? Sure

Mensagempor Andr0ide » 10 Novembro, 2004 23:51

Como eu faço pra pegar um save na net e transferir para o meu cartucho usando o shark?
Imagem

Rocking oldschool

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Lojinha do Andr0ide
Andr0ide
Dragon Master André

Mensagempor Pokevidrado » 13 Novembro, 2004 15:21

alguem tem o programa que vem naquele cdzinho junto com o shark q serve pra passar os codigos direto do pc pro shark no game boy adv ? é q eu nao tenho esse cd e nem o programa ai é ruim ficar digitando altas linhas pra ter um pokemon ... e eu comprei o shark usado por isso veio sem o cd... c alguem tiver pode me passar por favorrrrrr ????? eu tenho msn, qualquer coisa : paulohkf@hotmail.com ou paulothecrazy@hotmail.com
Pokevidrado
The Crazy

Mensagempor Eon Boy » 14 Novembro, 2004 13:59

Onde eu posso achar a lista de Game Shark de Emerald? Tá, eu sei que é meio n00b, mas quem souber, responda por favor.
Eon Boy
Senior Member

Mensagempor C@beça » 17 Novembro, 2004 17:53

Enviada por andr0ide

[B]Como eu faço pra pegar um save na net e transferir para o meu cartucho usando o shark?

Baixa os códigos do save, cole-os com a opção "Paste" no Pokemon Maker e mude a opção de VBA para Game Shark.

Acho que é isso, caso não consiga, fale comigo, no MSN.

Sobre os programas do CD do Game Shark, eu vou vasculhar a net pra ver se acho.
C@beça
Classic Rock? Sure

Mensagempor Pokevidrado » 19 Novembro, 2004 23:10

vlw kra, eu ja procurei e nao achei mas quem sabe você tenha mais sorte... se conseguir ou alguem souber desse programa meu msn ta ai em cima !!!
Pokevidrado
The Crazy

Próximo

Voltar para Laboratório Secreto