oi galera achei isso no site da game tv, falando de uma pessoa japonessa que é otima no jogo street_fighter_iv, creditos: http://gametv.com.br/geral/street_fight ... 19965.html
Se existe uma coisa que os japoneses sabem valorizar, são seus tesouros nacionais. Espadas, mestres ninjas (existem, sim!), castelos e toda uma cultura de exportação via mangás e animes, tudo isso o governo japonês sabe que é importante e, por isso, valoriza. Só uma coisa eles não fazem (ainda) tão bem como os americanos (ou coreanos): idealizar e profissionalizar alguns dos maiores jogadores de videogame do mundo. Mas isso está para mudar com a ascenção de um novo Deus dos jogos de luta: Daigo "The Beast" Umehara.
E sabem do pior? O cara virou astro por acidente. Venceu um torneio no seu país de origem e foi convidado para desafiar o vencedor americano, patrocinado pela Capcom - a carreira de jogador profissional de videogames é algo bastante comum entre os norte-americanos -, em território inimigo e, pasmem, ele venceu. Essa sua primeira vitória, contra o campeão americano Alex Valle foi o início do reconhecimento mundial.
Em uma época que até nós brasileiros vibrávamos com campeonatos nacionais (Sukita Adventure, lembram?), os americanos forjavam verdadeiros ídolos internacionais - tá, não tanto porque o Youtube ainda não existia). A idéia de ser piloto de testes de uma empresa como a Capcom foi exportada para o Brasil através das representações oficiais dessas empresas no país e muita gente espelhava-se em seus ídolos americanos para se dar bem nos fliperamas brasileiros. Só que quem se deu melhor foi um estrangeiro, que entrou como desafiante, encarou o melhor da América e levou a glória para os japoneses.
Daigo é um daquels adolescentes japoneses típicos que vemos em séries de anime. Sem grandes pretensões, ia para escola regularmente e não se envolvia em muitas atividades extra-curriculares para dedicar-se a dominar hadoukens e shouryukens nas casas de fliperama. No Japão, essas casas são bastante comuns e reúnem jovens de todas as idades, sem aquele estigma do Ocidente em geral, que diversas vezes confunde o lugar com terrítório de violência e tráfico de drogas.
Os boatos sugerem que sua lenda começou em meados de 1994, com 256 vitórias seguidas em um Darkstalkers ali do seu bairro. E ele não perdeu. Acontece que a gamehouse ia encerrar o expediente e ele foi obrigado a abandonar sua ficha. Essa e outras atitudes fizeram dele uma personalidade bastante conhecida nas ruas de Tokyo, forçando-o a encarar seu primeiro grande desafio, a Gamest Cup de 1995, torneio japonês idealizado por uma editora que não mais está entre nós. E a surpresa maior é que ele não conseguiu se qualificar na primeira tentativa.
Dois anos depois ele tentou mais uma vez, só que agora, exorcizou todos os seus demônios, tornando-se o novo campeão de Darkstalkers - Vampire Savior e uma celebridade no Japão. Em uma entrevista à Eurogamer, Daigo diz que preferiria ser o desafiante ao desafiado. "Eu prefiro desafiar do que defender apenas um título. Anseio pelo dia em que alguém excepcionalmente bom apareça na minha frente. Este vai ser o dia que jogar voltará a ser divertido para mim", explica ao site europeu. http://www.youtube.com/watch?v=94sm-ByW ... edded&hd=1
Apesar de declarações como "Mesmo não tendo a menor idéia de qual o nível de habilidade dos americanos, eu já sabia que os jogadores japoneses seriam superiores", ou "Pessoas que usam controles como aqueles, sem finesse alguma, não conseguiriam nunca me vencer", em relação aos arcades ocidentais, Umehara é uma pessoa que não se deixa levar por sua fama. Ele pode parecer super antipático e metido, ainda mais depois de afirmações como essas, mas quem já viu o campeão em vídeos pelo Youtube, sequer liga a imagem à essas declarações.
Ele carrega consigo aquele típico comportamento japonês, sorumbático e insensível às comemorações à sua volta. Ele nunca comemora uma vitória, mesmo que de virada ou fim de campeonato. Está sempre sério, respeita seu oponente - diferente de Justin Wong, que ao vencer um dos rounds contra o Daigo, saiu comemorando com a galera e gritando e fingindo ser residente do Bronx - e nunca joga na cara uma vitória, por mais linda que seja. E seu currículo conta com algumas das melhores lutas de Street Fighter já registradas. http://www.youtube.com/watch?v=YnEWSO6N ... edded&hd=1
Ao derrotar Alex Valle no campeonato de Street Fighter Zero 3, em 1998, nos Estados Unidos, Daigo começou a tirar o sono de seus colegas yankees. Mas foi só em 2004 que ele realmente tornou-se o que é hoje, um mito entre os jogadores. Numa luta já perdida entre Chun-li (Justin) e Ken (Daigo), o impossível acontece. A virada impressionante, misturando a complexidade da técnica de parry do SFIII, mais um combo devastador, acabou com a moral do oponente. E nem era a última luta da disputa. Esse vídeo foi distribuído em tamanha exaustão que é quase impossível que você ainda não tenha visto.
Hoje, Daigo Umehara ainda é conhecido como o campeão mundial de Street Fighter - mesmo sendo uma disputa apenas entre EUA e Japão -, afinal, defendeu seu título em 2009 no último torneio americano de Street Fighter IV. Já nas competições em sua terra natal, a última vez que Daigo venceu um Super Battle Opera foi em 2005, com o péssimo Capcom Fighting Jam. Prova máxima de que o nível dos jogadores japoneses ainda está muito acima do resto do mundo.
Ainda sim, o cara é tão fera que ganhou até um site homenagem. É um site produzido por um fã do jogador, que tentou juntar toda a mídia encontrada na web relacionada à disputas do Daigo pelo mundo em um só lugar. Vale a pena dar uma conferida, mesmo ele estando todo em japonês. http://beastdaigo.jp/