Guia de times ofensivos

Nesta seção você aprende e melhora seus conhecimentos e habilidades em jogo competitivo com artigos escritos por alguns dos melhores jogadores de Pokémon do forum. Venha adquirir a tecnica dos campeões!

Guia de times ofensivos

Mensagempor Ruru » 28 Fevereiro, 2009 19:49

Introdução:

Um time ofensivo é conhecido por ser capaz de ganhar de qualquer outro time se usado corretamente. Por ser composto apenas de atacantes tem como característica arriscar muito nos predicts. Se funcionar, pode esperar um pokémon oponente caindo ou ficando seriamente debilitado.

A "estratégia" de um time ofensivo é nunca parar de atacar, não dando brechas para o oponente desenvolver sua tática, mesmo que isso custe um de seus pokémon. Isso é muito importante se levarmos em consideração que um time ofensivo raramente vai conseguir segurar ataques de sweepers poderosos (sem levarmos em conta as imunidades e resistências). Por causa disso, evite colocar walls como blissey no time, pois toda aquela velocidade e ímpeto do seu jogo irão se perder no momento no qual a mesma adentrar o campo e seu adversário pode se aproveitar disso. Duas boas opções para substituir a enfermeira são Snorlax com Choice Band ou Tyranitar, que seguram bem golpes especiais e eliminam alguns sweeper com Pursuit.

Alguns Conceitos:

É muito comum as pessoas se prenderem na idéia de que "se eu não tenho counter para X pokémon, vou perder" mas isso não é uma verdade absoluta no metagame atual, principalmente quando se usa um time ofensivo. Com bons revenge killers, resistências contra todos os tipos e sweepers que não deixam nada set uppar é possível por em situação de cheque todos os monstrinhos do jogo, mesmo que você não tenha counters específicos para eles.

No entanto, você não precisa ter um time cheio de pokémon frágeis, que são derrubados rapidamente, pois existem ótimos pokes com defesas e resistências boas que se encaixam perfeitamente em times ofensivos por terem também poderio ofensivo, como Zapdos, e Metagross.

A seguir uma lista dos conceitos nos quais esse tipo de mais time se baseia:

Predição:

Ou seja, predict, a alma de um time ofensivo.Você tem que estar um passo a frente de seu oponente para começar a abrir buracos em sua defesa e não deixá-lo fazer o mesmo. Mas é importante lembrar que existem diferentes tipos de predict, uns mais arriscados que os outros.

*Predict de baixo risco: Quando você não tem muito a perder caso o predict esteja errado. O pior que pode acontecer é não ganhar uma vantagem.

Exemplo: Você tem um Rhyperior com uma boa quantidade de HP contra um Lucario e sabe que vai sobreviver a qualquer ataque do lutador (que já mostrou ser um Swords Dancer). Você também tem um Rotom-W no time, mas o Rhyperior está com +2 no ataque, e trocá-lo removeria esse boost, mas seu oponente não sabe que você resiste a qualquer golpe dele e pode tentar usar um Swords Dance na sua provável troca Existem 3 desfechos:

1ª: Você troca para o Rotom, perdendo o boost, mas sem levar nenhum dano.
2ª: Você fica, leva um Close Combat e mata o Lucario. Depois disso o Rhyperior vai estar praticamente morto.
3ª: Você fica e mata o Lucario enquanto ele usa Swords Dance. Essa é a melhor situação possível.

Ou seja, em todos os casos quem ganha é você, a única coisa que muda é o tipo de vantagem que você vai ter. Analisá-las antes de fazer sua escolha é importante, não vale à pena arriscar o Rhyperior se ele tem potencial para limpar o time do adversário mais tarde depois, por exemplo.

*Predict arriscado: É aquele predict que pode mudar o fluxo do jogo, mas não vai automaticamente definir o resultado. O vencedor dessa situação vai definitivamente ganhar vantagem.

Exemplo: Você tem um Weavile contra um Salamence que acaba de usar Dragon Dance. Caso o Weavile morra, você ainda tem um Rhyperior que segura qualquer hit e consegue matar o Salamence, mas vai ficar tecnicamente morto após levar um Earthquake/Outrage.

Dessa vez existem 4 situações possíveis:

1ª: Você usa Ice Shard, e o Salamence fica em campo. Pronto, você eliminou um oponente perigoso sem perder nada.
2ª: Você usa Pursuit e o Salamence troca. Ótimo, agora ele já não é mais perigoso, pois qualquer ataque do seu time já o derruba.
3ª: Você usa Pursuit e o Salamence fica em campo, te atacando antes e matando o Weavile sem levar danos, e depois causando enormes problemas para o Rhyperior.
4ª: Você usa Ice Shard, mas o oponente troca. Ok, você fez o dragão sumir por enquanto, mas ele ainda vive e pode te ameaçar.

Nesse caso, acertar o predict é muito importante, mas uma jogada mais conservadora seria usar Ice Shard, minimizando suas perdas (o pior que vai acontecer é o Mence trocar e ficar vivo).

*Predict crucial: É aquele predict fundamental para não ser derrotado, pois um erro pode fazer seu time ser sweepado com facilidade. É importante evitar esse tipo de situação.

Exemplo: Você tem um Snorlax na frente de um Lucario, e nenhum dos seus pokémon tem condições de counterar esse monstro.Você tem um rotom mas já mostrou que ele é mais lento que o Lucario, que por usa vez tem Crunch, além de um Jolteon no time oponente que vai fazer a festa sem Snorlax no seu time.

Vamos para as 4 situações possíveis:

1ª: Você fica para usar Earthquake mas é recebido com um Close Combat, e agora perdeu a sua única defesa contra o Jolteon.
2ª: Você fica e usa Earthquake enquanto o Lucario usa Swords Dance.Ótimo, você eliminou um temido sweeper.
3ª: Você troca para o Rotom, mas o Lucario usa Swords Dance. Infelizmente como o Rotom era sua única defesa contra Lucario, você acaba de perder.
4ª: Você troca para Rotom no Close Combat do Lucario. Ok, você tem HP o suficiente para segurar um Crunch, mas com mais um pouco de dano Rotom não sobrevive, e o melhor é evitar ser colocado em cheque novamente pelo Lucario.

Ou seja, errar o predict VAI fazer você perder.


Blefe:

É quando você faz o oponente acreditar que um pokémon seu tem determinada função/item/moveset quando na verdade não tem. Às vezes é a única maneira de ganhar, e às vezes serve para facilitar o predict.

É muito útil em times ofensivos, pois um blefe do tipo tirar seu Kingdra mixed da frente de um Skarmory pode fazer seu oponente ter certeza de que é um Kingdra fisico, aumentando a chance de o Skarm ficar na frente do dragão da próxima vez para ser recebido com um Hydro Pump ou Surf.

Outra possibilidade é fingir ter um item diferente do seu. Se você colocar seu Choice Band Flygon na frente de um Infernape, seu oponente pode pensar que seu poke é um Choice Scarfer e trocar. Caso você não faça nada que entregue o item do Gon (como OHKOar um Metagross full HP) você poderá manter o seu "Falso Scarf" até o fim do jogo.

Também tem situações onde o blefe é a única maneira de ganhar, quando aquele Lucario consegue matar tudo do seu time, mas corre do seu Metagross, temendo um Choice Scarf.

Revenge Killing:

Ou morte por vingança. Essa manobra nada mais é que por na arena um Pokémon mais rápido ou com um golpe prioritário que possa derrubar em um hit o monstrinho do adversário que acabou de levar o seu poke deixando-o assim em situação de cheque. Muitas vezes cheque mate, já que o adversário pode estar preso em um move como Outrage, estar no KO Range de Stealth Rock ou ainda “preso” em campo caso você tenha condições de derrubá-lo com Pursuit.

Choice Scarfers, Starmie, Jolteon, Azelf, Weavile, Bullet Punch Scizor e Extremespeed Lucario são exemplos de revenge killers.

Pivoting:

É quando você "conduz" as jogadas do seu oponente, fazendo com que ele se mova do jeito que você quer até conseguir um switch bom.

Digamos que você tem um Snorlax de frente para um Infernape e nenhum counter bom para este.Você então troca para seu Rotom para absorver o Close Combat (golpe mais óbvio) e depois pra seu swampert para segurar o Flamethrower, e finalmente para o seu Jolteon que vai segurar o Grass Knot e pode OHKOar com facilidade o Infernape considerando o dano do Life Orb.

Mais detalhes sobre esses conceitos estão no guia "DPP OU (Team Building + Alguns Conceitos).

Resistências:

Ou "como se defender com um time ofensivo".

A maioria dos times ofensivos não tem pokémon com defesas o suficiente para ficar absorvendo golpes neutros, ou seja, o único modo é usasr as resistências e imunidades. É importante lembrar que as vezes você precisa ser rápido ou resistir ao moveset inteiro do oponente para que o switch seja seguro.De nada adianta colocar seu Empoleon na frente de um Extremespeed, pois o Lucario tem Close Combat e é mais rápido. O correto seria jogar um Heatran Scarfer, que mesmo sendo fraco a um golpe no arsenal de Lucario, é mais rápido e consegue OHKOar antes que o Lucario ataque.

Porém, não basta apenas resistir a um golpe.Seu Azelf mesmo sendo resistente a um Close Combat, não consegue switchar com segurança por ter uma defesa muito baixa e Close Combat ter um base power muito alto. O correto seria switchar algo como Gengar ou Gyarados (embora este ainda não seja um switch totalmente seguro devido ao dano de Stealth Rock). Para facilitar sua vida aqui tem uma ótima ferramenta para saber se seu time tem resistências à todos os tipos de ataque.

Tendo a base do time ofensivo em mente, seguiremos para a listagem dos membros comuns de times ofensivos.Vale lembrar que você pode usar pokés não descritos abaixo, eles são só os mais populares, mas fica ao critério de cada um decidir o seu time.

Pokemons Mais Usados em Times Ofensivos:

Formato da Lista: Nome do Pokémon - Stats
Golpes Mais Usados
Comentários

Obs: na lista colocarei os stats úteis de cada um, dando ênfase nas qualidades dos pokés. Os golpes principais são baseados nos mais usados em times ofensivos, por isso você pode notar a falta de algo.

Aerodactyl 105 Atk/130 Spd
Rock Slide, Stone Edge, Earthquake, Ice Fang, Taunt, Stealth Rock.
Usado como lead para impedir o oponente de soltar Stealth Rock e soltar suas próprias pedras o quanto antes. Também serve como Revenge Killer deixando alguns pokés do adversário em cheque e pode tentar um late game sweep, mas seu Atk não muito alto dificulta isso.

Azelf 125 Atk/125 Satk/115 Spd
Psychic, Zen Headbutt, Explosion, Fire Blast, Flamethrower, Ice Punch, U-Turn, Hidden Power [fight/ground], Nastly Plot, Stealth Rock, Taunt, Grass Knot, Dark Pulse.
Muito útil em diversas áreas. Pode ser Scarfer, Nastly Plotter, Mixed, Lead ou até mesmo Choice Bander/Specser.

Dragonite 134 Atk/100 Satk/80 Spd
Outrage, Draco Meteor, Superpower, Earthquake, Fire Blast, Flamethrower, Fire Punch, Thunderbolt, Dragon Dance, Roost.
Na maioria das vezes, apenas um Salamence inferior, então se decidir usar Dragonite, aproveite seus pontos superiores, como Superpower que cuida de Blissey, Heatran e Tyranitar gastanto apenas um Moveslot.

Dugtrio 80 Atk/120 Spd
Earthquake, Rock Slide, Stone Edge, Sucker Punch.
Trapper, muito útil para se livrar daquela Blissey chata ou para matar aquele TTar que acaba de nocautear alguém do seu time. Usado com Choice Band ou Life Orb.

Empoleon 84 HP/88 Def/111 Satk/101 Sdef
Surf, Hydro Pump, Ice Beam, Grass Knot, Stealth Rock, Agility, Substitute
Funciona de maneira similar a Metagross, usando suas diversas resistências e defesas acima da média e atacando com seu Satk alto. Pode tentar um late game sweep com Agility + Substitute + Petaya Berry + Torrent.

Farfetch'd 65 Atk/60 Spd
Aerial Ace, Slash, Swords Dance, Roost
Tanto faz, Farfetch'd é bom com qualquer moveset. Depois de um Swords Dance e com o item Stick, é só sair dando Slash e matando tudo com Critical Hit no melhor estilo RBY. Você também pode usar Roost para se aproveitar das incríveis defesas de Farfetch'd que só não foram mencionadas nos Stats por não serem tão fantásticas como seu Atk.

Flygon 100 Atk/80 Satk/100 Spd
Earthquake, Outrage, Dragon Claw, Fire Blast, U-Turn, Roost
Usado principalmente como revenge killer com choice scarf, mas pode também usar um set mixed com Roost para recuperar o dano da Life Orb.

Gengar 65 Atk/130 Satk/110 Spd
Shadow Ball, Focus Blast, Focus Punch, Substitute, Hidden Power [fire/ice], Thunderbolt, Hypnosis, Explosion.
Muito útil devido as suas imunidades, podendo atacar com seu alto Satk ou seu Atk baixo, porem suficiente para usar Focus Punch e Explosion em Special Walls.Também serve como revenge killer com scarf.

Gyarados 95 HP/79 Def/125 Atk/81 Spd
Waterfall, Stone Edge, Bounce, Ice Fang, Earthquake, Dragon Dance, Taunt.
Pode servir como Bulky Water com sua ability intimidate e alguns EVs no HP/Def e também como sweeper com max attack (com ou sem Life Orb).

Heatran 91 HP/90 Atk/106 Def/130 Satk/106 Sdef/77 Spd
Flamethrower, Fire Blast, Overheat, Lava Plume, Earth Power, Hidden Power [ice/grass], Dragon Pulse, Explosion, Substitute, Toxic, Will o Wisp, Taunt.
Ótima fonte de resistências e revenge killer, além de um bom lead se usado de maneira correta. Sets de Choice Specs também podem pegar muitos de surpresa devido ao seu altissimo Satk, e o set com substitute e toxic deixa muitos de seus counters enfraquecidos.

Heracross 125 Atk/85 Spd
Close Combat, Megahorn, Stone Edge, Pursuit, Swords Dance.
Usado como Choice Bander/Scarfer com quase sempre o mesmo moveset. Com Life Orb + Swords Dance consegue matar quase tudo, mas sua speed não muito alta dificulta o sweep, embora seja incrível contra stall teams, ficando muito poderoso se for envenenado/queimado.

Infernape 104 Atk/104 Satk/107 Spd
Flamethrower, Fire Blast, Overheat, Close Combat, Hidden Power [ice], Grass Knot, Swords Dance, Mach Punch, Stone Edge, Fire Punch, U-Turn, Stealth Rock, Fake Out, Nastly Plot, Vacuum Wave.
Um dos mixed sweepers mais temidos do jogo, nocauteando facilmente grande parte das walls do jogo. Funciona também como Lead com a combinação Fake Out + Stealth Rock ou como Swords Dancer.

Jirachi 100 HP/100 Atk/100 Def/100 Satk/100 Sdef/100 Spd
Iron Head, Zen Headbutt, Ice Punch, Fire Punch, Thunder Punch, U-Turn, Trick, Body Slam, Psychic, Thunderbolt, Calm Mind, Wish, Substitute, Hidden Power [fight/ground], Flash Cannon.
Muitas resistências e defesas acima da média permitem que Jirachi entre em diversos ataques e funcione como Revenge Killer com Choice Scarf, wishpasser (embora isso não seja tão útil em times ofensivos), Calm Minder entre outras funções.

Jolteon 110 Satk/130 Spd
Thunderbolt, Hidden Power[grass/ice], Shadow Ball, Baton Pass, Charge Beam.
Revenge killer e late game sweeper de grande capacidade, sendo mais rápido que quase tudo. Funciona muito bem com specs, dando OHKO em coisas como Salamence com um Thunderbolt neutro ou Life Orb.

Kingdra 95 Atk/95 Satk/85 Spd
Waterfall, Outrage, Dragon Dance, Substitute, Rain Dance, Surf, Hydro Pump, Draco Meteor, Dragon Pulse.
Serve muito bem para counterar Heatran e já usar Dragon Dance ou Rain Dance, podendo então sweepar com sets físicos, especiais ou mixados.

Latias 110 Satk/130 Sdef/110 Spd
Dragon Pulse, Draco Meteor, Surf, Thunderbolt, Calm Mind, Recover, Safeguard, Refresh, Hidden Power [fire], Psycho Shift, Substitute.
Pode servir como special wall mesmo em times ofensivos, podendo ser Calm Minder ou apenas atacando com tudo que tem. Caso use Refresh ou Safeguard, é possivel vencer quase qualquer Blissey.

Lucario 110 Atk/115 Satk/90 Spd
Close Combat, Extremespeed, Stone Edge, Crunch, Ice Punch, Swords Dance, Bullet Punch, Aura Sphere, Dragon Pulse, Dark Pulse, Vacuum Wave.
Wall breaker e sweeper. Após um Swords Dance coisas como Skarmory são nocauteadas por um Close Combat. Pode usar specs para já sair atacando, sendo um dos poucos atacantes especiais que podem derrubar uma Blissey.

Magnezone 70 Atk/130 Satk
Thunderbolt, Hidden Power [ice/grass/fire/ground], Flash Cannon, Magnet Rise, Substitute, Explosion.
Entra e derruba muitos pokemons metálicos com sua trait que não os deixa trocar. Um set com choice scarf também é útil, podendo servir de revenge killer, sem perder a capacidade de derrubar monstrinhos como Scizor ou Shed Shellless Forry.

Mamoswine 130 Atk/80 Spd
Earthquake, Ice Shard, Stone Edge, Ice Fang, Blizzard, Super Power.
Priority ice é extremamente útil, ainda mais vindo de algo com 130 Atk + stab. Também pode 2HKOar até mesmo bulky waters com seu poderoso Earthquake.

Metagross 135 Atk/130 Def
Meteor Mash, Earthquake, Ice Punch, Thunder Punch, Explosion, Bullet Punch, Trick, Stealth Rock, Agility.
Muita defesa + resistências excelentes + ataque imenso = pokémon perfeito para times ofensivos, não importando o moveset.

Rhyperior 110 HP/140 Atk/130 Def
Earthquake, Stone Edge, Megahorn, Fire Punch, Avalanche, Swords Dance, Substitute.
Embora não consiga sweepar times inteiros com sua baixa velocidade, Rhyperior consegue entrar contra vários pokemons graças a sua trait e defesa física e abrir brechas no time adversário com seu ataque monstruoso. Sets com Substitute + Swords Dance são úteis, pois podem usar Blissey ou Earthquakeless Bronzong e Forry (que não quebram seu substitute) como Set Up Bait, e depois matar até mesmo Swamperts em um golpe só.

Roserade 125 Satk/90 Spd
Leaf Storm, Grass Knot, Sludge Bomb, Hidden Power [ice/fire/ground], Sleep Powder, Toxic Spikes.
Choice Scarfer muito boa se usada como lead, adormecendo um monstrinho do oponente. Também pode usar Toxic Spikes, embora estes não sejam muito úteis no metagame atual, onde quase tudo é imune ao move.

Salamence 135 Atk/110 Satk/100 Spd
Outrage, Dragon Claw, Draco Meteor, Dragon Pulse, Fire Blast, Flamethrower, Earthquake, Brick Break, Hydro Pump, Dragon Dance, Roost.
Simplesmente o pokémon mais temido atualmente, não tendo nenhum counter 100% e podendo atacar de diversas maneiras.

Scizor 130 Atk
Bullet Punch, U-Turn, Brick Break, Superpower, X-Scissor, Swords Dance, Quick Attack, Pursuit, Roost.
Motivo pelo qual muitos sweeps são mal-sucedidos. Funciona como Choice Bander utilizando muito bem U-Turn ou como um Swords Dancer. Seu Bullet Punch tem 90 BP contando Stab e sua Trait e é o golpe prioritário mais forte do jogo fazendo do inseto vermelho o melhor Revenge Killer do jogo.

Starmie 100 Satk/115 Spd
Surf, Ice Beam, Thunderbolt, Recover, Rapid Spin, Trick.
Muito boa contra outros times ofensivos com sua speed excelente e ótima coverage. Também é o melhor pokémon para se usar Rapid Spin, já que consegue ferir Rotom (o spin blocker mais popular).

Tyranitar 100 HP/134 Atk/95 Satk/100 Sdef
Crunch, Earthquake, Stone Edge, Aqua Tail, Pursuit, Dragon Dance, Substitute, Focus Punch, Dark Pulse, Ice Beam, Flamethrower, Thunderbolt.
Um dos pokémon com maior número de possibilidades para atacar, não tendo nenhum counter 100%.Muito bom para remover aquela Latias que impedindo seu Infernape de sweepar.

Weavile 120 Atk/125 Spd
Ice Punch, Ice Shard, Brick Break, Night Slash, Pursuit, Swords Dance.
Alto atk + alta Speed = ótimo revenge killer.Pena que seus golpes tenham um base power tão baixo, dificultando OHKOs com dano neutro.

Yanmega 116 Satk/95 Spd
Bug Buzz, Air Slash, Hidden Power [ice/ground], Hypnosis, Protect.
Seria um dos melhores late game sweepers, do jogo, se Stealth Rock não estivesse em quase todos os times. Mas se você acha que consegue evitar que seu oponente solte Stealth Rock ou quer usar Yanmega apenas para entrar e bater até morrer, pode dar certo.

Zapdos 125 Satk/100 Spd
Thunderbolt, Heat Wave, Hidden Power [grass/ice], Roost, Agility, Thunder Wave, Substitute, U-Turn, Baton Pass.
Com boas defesas, Zapdos consegue aguentar bem e matar facilmente alguns pokés. Também pode usar Thunder Wave para ajudar sweepers mais lentos, ou tentar sweepar tudo com agility, só tenham em mente que sem Roost ele não dura muito (stealth rock oi) e sem algum dos golpes ofensivos, perde coverage.

Lembrando que nada te impede de usar um ou outro pokes mais voltados para a defesa como Vaporeon, Celebi, Swampert ou Rotom-A, mas lembre-se de que o melhor jeito de jogar com times ofensivos é pressionando o adversário SEMPRE, então recomenda-se usá-los com mais EVs em ataque e quem sabe até um item mais ofensivo como Choice Band, Specs ou Life Orb?

Threat List:

Assim como os Stall Teams odeiam mixed sweepers, os times ofensivos também têm seus inimigos. É muito dificil counterar todos esses, então o jeito é não dar free switchs.

Skarmbliss: Existem muitos times ofensivos atualmente que não conseguem derrubar um simples skarmbliss. O jeito é evitar que seu time de muitos free switches para essa dupla e ter alguns mixed sweeper para acabar com esse combo. Iscas como Explosion Gengar também são efetivos.

Jolteon e Starmie: Alta speed, alto Satk e um ótimo Stab levam times ofensivos com facilidade. Snorlaxe Tyranitar (cuidado com o Surf no caso do Ttar) são algumas das poucas alternativas para esses nêmeses desse tipo de time. Um Scizor Choice Bander com Pursuit e Quick Attack ou até mesmo outro Jolteon podem ser uma outra opçãoum pouco menos efetiva para deixá-lo em cheque.

Agilitygross/Agility Empoleon: Tem defesas acima da média, alto potencial ofensivo, ótimas resistências e capacidade para dobrar sua speed. Bulkywaters ajudam com os dois, mas se eles forem removidos, é bom se preparar para ter grandes dores de cabeça...Zapdos e os Rotoms ajudam contra o Metagross e Snorlax contra o Empoleon também.

Rain Dance e Trick Room Teams: Dois theme teams que irão ser difíceis de serem derrubados. Contra Trick Room Abusers o melhor que tem a fazer é ir trocando contra os Sweepers usando suas resistências até o efeito da inversão de velocidades passar ou atacar com golpes prioritários. Contra Rain Dance teams recomenda-se ter pelo menos um Bulky Water na equipe ou usar fogo contra fogo com sua própria Kingdra Swift Swimmer.

Set Uppers: O maior segredo aqui é sempre deixá-los em cheque antes que bombem seus stats. E a duas formas de fazê-lo: com um bom revenge killer ou com um time inteiro que não de free-switchs para eles.

Scarftran: Times sem uma fire resist confiável vão cair diante de Heatran. Nem mesmo Gyarados consegue ficar absorvendo Fire Blasts (apenas o Resttalker).O jeito é recorrer a um Bulky Water/Pseudo-Special Wall (Tyranitar por exemplo). Usar outro Heatran também é uma opção válida.

Sample Team:

Tendo os combatentes e os conceitos em mente, é hora de por tudo em prática.

Um modo simples e eficiente de se fazer um time ofensivo é começar definindo um sweeper e depois escolhendo pokémon que o ajudam a varrer o time adversário. No nosso exemplo, vamos usar Infernape:

Infernape@ Life Orb
Naive 6 Atk/252 Satk/252 Spd
~Close Combat
~Flamethrower
~Grass Knot
~Hidden Power Ice

Latias segura ele, e Starmie e Jolteon são mais rápidos e conseguem OHKOar ele.A solução mais óbvia seria algum pokémon com uma SDEF alta e com Pursuit.

Tyranitar@ Choice Band
Adamant 80 HP/176 Atk/252 Sdef
~Crunch
~Aqua Tail
~Stone Edge
~Pursuit

Pronto, agora esses pokémon não são mais problema (só evite entrar no Surf da Starmie). O problema agora são pokémons como Gyarados que podem usar Dragon Dance enquanto você esta preso no Pursuit ou contra o Infernape. A solução é...

Vaporeon@ Leftovers
Bold 124 HP/252 Def/132 Satk
~Surf
~Hidden Power Electric
~Wish
~Protect

Gyarados não é mais problema, e nem mesmo Agility Metagross, Empoleon ou Rain Dance Teams. Bastante Satk para machucar Salamence que acha que é seguro entrar no Vaporeon. Também pode passar Wish com facilidade.

Ótimo, já cobrimos quase todas as fraquezas do nosso sweeper. Vamos para o Lead agora...

Heatran@ Shuca Berry
Naive 6 Atk/252 Satk/252 Spd
~Fire Blast
~Earthpower
~Explosion
~Stealth Rock

Solta Srock, tem resists legais e abre buracos no time oponente com Explosion. Um ótimo candidato para lead, vai ajudar no mid e late game e ainda tem potencial para bater grande parte dos leads mais comuns como Metagross, Azelf, Bronzong e Jirachi.

Agora precisamos "fechar" o time. Como qualquer time ofensivo, ainda tem muitas fraquezas, então um bom negócio seria por um revenge killer:

Rotom-H@ Choice Scarf
Timid 6 HP/252 Satk/252 Spd
~Thunderbolt
~Overheat
~Trick
~Shadow Ball

Mata Infernape/Starmie (que pode ser um problema caso seja specs)/Azelf e principalmente Lucario. Ainda dá trabalho para Stall Teams com seu Trick Scarf.

Olhando o time até agora, ele tem alguma fraqueza contra stall (apesar de Rotom e Nape ajudarem um pouco com isso). Vamos então por mais um mixed sweeper, que ainda ajuda a absorver ataques de terra, água e lutadores (que antes só tinham uma resistência).

Salamence@ Life Orb
Naive 40 Atk/216 Satk/252 Spd
~Draco Meteor
~Outrage
~Fire Blast
~Earthquake

Ótimo Pokémon no mid game já que pode abrir buracos na defesa do adversário com algum predict, afinal ele consegue levar o jogo inteiro em pelo menos 2 hits.

Agora o time está feito. Consegue se dar bem contra a maioria dos times mesmo tendo algumas fraquezas (como, por exemplo,Tyranitar).Consegue fazer com que o Infernape sweepe e ainda funciona independente disso.

Lembrando que esse time serve apenas como um exemplo para demonstrar como se faz um time e a falta de um Rock Resist confiável, pode custar muitas batalhas a ele. Na hora que forem fazer seus próprios times lembrem-se de ter pelo menos um resistência de cada tipo, é frustrante jogar melhor o jogo inteiro e toda hora que o adversário colocar o TTar (ou Rhyperior) em campo estar com uma vantagem monstruosa, mesmo assim ainda dá para tentar fazer alguma coisa prevendo os switchs do outro jogador e colocando o dinossauro de pedra em cheque com o Infernape.

Finalizando:

Bem, é isso. Coloque uma combinação legal de revenge killers e sweepers e suba na ladder mostrando que hoje em dia não é preciso ter counters para o jogo inteiro se quiser vencer.
Avatar do usuário
Ruru
Senior Member
 
Mensagens: 868
Registrado em: 12 Setembro, 2007 10:12

Re: Guia de times ofensivos

Mensagempor Super Preto » 28 Fevereiro, 2009 21:16

Muito bom.

Acho que um Snorlax Choice Bander como barreira special do time é muito importante em times desse tipo, já que ele pode entrar no jogo e dar Return com STAB, Superpower e Selfdestruct com STAB que causam danos enormes em tudo. rs
Avatar do usuário
Super Preto
Senior Member
 
Mensagens: 354
Registrado em: 13 Junho, 2006 11:58

Re: Guia de times ofensivos

Mensagempor Brod » 28 Fevereiro, 2009 22:00

Muito bom. =]

E eu vou rippar esse sample team hein. xD
Editado pela última vez por Brod em 1 Março, 2009 00:41, em um total de 1 vez.
dead
Brod
Senior Member
 
Mensagens: 1277
Registrado em: 23 Fevereiro, 2008 22:35

Re: Guia de times ofensivos

Mensagempor Rodrigo_poke » 28 Fevereiro, 2009 22:12

Adorei.
Estou aprendendo mais, graças a Universidade Pokéland. :mrgreen:
Rodrigo_poke
Senior Member
 
Mensagens: 605
Registrado em: 27 Novembro, 2008 21:55

Re: Guia de times ofensivos

Mensagempor triguebengala » 1 Março, 2009 15:11

Então suicide lead não é algo completamente estúpido?
A propósito, o certo é colocar o oponente em xeque, e não em cheque xDD
Eu també, complementaria o guia falando (escrevendo,duh) que não é bom colocar muitos choicers no time para não deixar o oponente setupar muitas vezes.
Fora isso, o guia tá ótimo, parabéns :-)
Imagem
Avatar do usuário
triguebengala
Senior Member
 
Mensagens: 397
Registrado em: 22 Março, 2008 18:39

Re: Guia de times ofensivos

Mensagempor radiolove » 1 Março, 2009 18:33

Eh verdade, por algum motivo desconhecido eu nao sou mod daqui e nao posso editar o post...o matheus muda depois colocando os xeque > cheque.

E sim Suicide Leads sao idiotas...a nao ser que um Gross ou Heatran (na verdade Azelf, Nape e Aero sao idiotas, o resto nao)
http://www.dailymotion.com/video/x7cc8_ ... ensur_news

a pedidos do haunter voltemos com as musicas :)
radiolove
Pocemon mon mon
 
Mensagens: 2515
Registrado em: 6 Março, 2005 23:57

Re: Guia de times ofensivos

Mensagempor Brod » 1 Março, 2009 19:38

Eu concordo que "suicide leads" são retardados, mas tipo, retardado é você setupar SR e se matar, e não o pokemon em si :roll:

E lol so agora reparei no cheque xDDDD
dead
Brod
Senior Member
 
Mensagens: 1277
Registrado em: 23 Fevereiro, 2008 22:35

Re: Guia de times ofensivos

Mensagempor Suehtam cabeludo » 1 Março, 2009 22:39

Matheus ~Roy~ escreveu:Farfetch'd 65 Atk/60 Spd
Aerial Ace, Slash, Swords Dance, Roost
Tanto faz, Farfetch'd é bom com qualquer moveset. Depois de um Swords Dance e com o item Stick, é só sair dando Slash e matando tudo com Critical Hit no melhor estilo RBY. Você também pode usar Roost para se aproveitar das incríveis defesas de Farfetch'd que só não foram mencionadas nos Stats por não serem tão fantásticas como seu Atk.


XDDDDDDDDDDDDD
Imagem


Imagem

Imagem
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Suehtam cabeludo
Senior Member
 
Mensagens: 1011
Registrado em: 25 Junho, 2006 15:18
Localização: Porto Alegre - Republica Rio Grandense

Re: Guia de times ofensivos

Mensagempor ArrowzOfLight » 4 Setembro, 2009 20:03

Gyarados não é mais problema, e nem mesmo Agility Metagross, Empoleon ou Rain Dance Teams. Bastante Satk para machucar Salamence que acha que é seguro entrar no Vaporeon. Também pode passar Wish com facilidade.


Bem, eu estava procurando um guia para construir um time ofensivo, mas bem planeado, e que não fosse do género ''6 pokemon - Joga prá frente e reza pra matar algo'', então vi esse guia...

Gyarados não é problema, nem Agility Metagross. Mas Kingdra é monstruoso ae. Não precisa cobrir ele?
You'll all stare, but you'll never see.

Imagem
Avatar do usuário
ArrowzOfLight
-Pr1M4L SCr34M-
 
Mensagens: 346
Registrado em: 10 Julho, 2004 17:39

Re: Guia de times ofensivos

Mensagempor Hagi » 22 Setembro, 2009 20:25

bom guia

sign muito louca de code geass, curti muito ;D
Imagem
Avatar do usuário
Hagi
Member
 
Mensagens: 62
Registrado em: 9 Abril, 2009 14:28

Re: Guia de times ofensivos

Mensagempor Soto_ » 1 Dezembro, 2011 15:41

Muito bom!!! Já li e releio toda hora, apesar de saber tudo que tá escrito aí. Aconselho pra qualquer um que ainda vá jogar DPPt, apesar de que a maioria das coisas aí (tirando os casos de POKÉMONS BONS e alguns poucos detalhes) serve pra qualquer geração (leia-se: bw).
Imagem
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Soto_
Member
 
Mensagens: 79
Registrado em: 31 Julho, 2011 20:43

Re: Guia de times ofensivos

Mensagempor Angelo » 29 Junho, 2013 07:21

Vai se fuder Teta troxao. LULZ
asiasuhas
Imagem

Imagem Imagem


Badges'

Imagem Imagem
Avatar do usuário
Angelo
Senior Member
 
Mensagens: 1193
Registrado em: 29 Outubro, 2008 21:56
Localização: Santa Catarina - Brasil

Re: Guia de times ofensivos

Mensagempor Brod » 9 Janeiro, 2017 10:19

alguns dos guias daqui ainda são úteis o_o
dead
Brod
Senior Member
 
Mensagens: 1277
Registrado em: 23 Fevereiro, 2008 22:35


Voltar para Universidade Pokeland

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron